11 fevereiro 2016

Aprendendo a ler os rótulos dos produtos



Oi Amores, tudo bom?

Vou começar dizendo que o post de hoje não seria esse, eu ia falar com vocês sobre como se alimentar saudávelmente sem gastar muito, mas a principal dica para isso é ler os rótulos dos produtos e como eu sei que muitos não sabem fazer isso e alguns nem sabem da importância desse ato resolvi trocar.
Hoje vamos aprender a ler os rótulos dos produtos e num outro post eu dou as dicas de como ser saudável gastando pouco

     Ler o rótulo dos produtos é muito importante, pois são nessas horas que você vai ver o que está ingerindo. Muitas das vezes o fato de um produto ser light ou diet não quer dizer que ele seja mais saudável que um produto normal, mas você só saberá se vale a pena ou não comprar aquele produto lendo o seu rótulo.

Então vamos aprender a ler as embalagens?


Ingredientes

     Todo o ingrediente usado nos produto é obrigatório está prescrito na embalagem, o mesmo vem em ordem decrescente, ou seja, os primeiros escritos são o que estão em maior quantidade e os escritos por final são os que estão em menos quantidade.


Informação nutricional

Foto: Internet/google

     Se deparar com essa tabela pode ser um tanto assustador e confuso, mas é mais simples entendê-la do que muitos pensam.
     Antes de mais nada você precisa olhar a porção (medida caseira) pois as quantidades apresentadas abaixo são referentes a essa quantidade que na maioria das vezes não equivale a quantidade toda do produto e sim a quantidade que deve ser consumida por pessoa.

     Na imagem a seguir dá para entender bem do que estou falando. A cada duas colheres de nescau você ingere 75 kcal (Valor energético) que são divididas em carboitratos, proteínas, gorduras, entre outras e agora vamos entender sobre cada um deles.


Valor energético: É a quantidade de energia fornecida por aquele produto.

%VD: Mostra a quantidade de energia e nutrientes presente no produto equivalente e uma dieta de 2.000 calorias. Essa valor varia de acordo com a idade, atividade física e saúde de cada pessoa. 

Carboidratos: Têm como principal função o fornecimento de energia. Pode ser consumido até 60% diário.

Açúcares: Indica a quantidade de açúcar do alimento. Mas nem sempre os produtos separam o açúcar do carboidrato na tabela. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja consumido por uma pessoa saudável 10 % diário do valor total de carboidratos.

Proteínas: Necessárias para a construção e manutenção dos nosso organismo (ossos, órgãos, tecidos). Recomendado consumir 25% do valor total diário.

Gorduras Totais: É a soma de todos os tipos de gorduras presente no alimento. Recomendado consumir 15% do valor total.

Gorduras Saturadas: Estão presentes em alimentos de origem animal. O seu consumo deve ser moderado, sendo menos de 10% do valor total diário.
Gorduras Trans:  Encontrada em sorvestes, biscoitos e em outros produtos industrializados. O Ideal é consumir até 1% diário, pois o acesso pode causar problemas cardiovasculares

Gordura monoinsaturada: Presentes em alimentos como azeite de oliva. Ela ajuda a reduzir o nivel de colesterol "ruim" do sangue. Pode ser consumido até 20% diário.

Gorduras poli-insaturadas: São benéficas para a saúde cardiovascular. A quantidade diária a ser consumida é de até 10%

Fibra alimentar: Presentes em alimentos de origem vegetal. O seu consumo auxilia no bom funcionamento dos intestino. Recomendado de 25 a 30 g diárias.

Sódio: Presentes em enlatados, sal  alimentos industrializados. Esse deve ser usado com muita moderação pois o excesso pode levar o aumento da pressão arterial. Se a quantidade de sódio for superior a 400mg em um alimento de 100g esse deve ser evitado.

Agora que já sabem ler os rótulos dos produto ficou ainda mais fácil de ter uma alimentação saudável. E não para por aqui não, ainda vou trazer vários posts sobre alimentação saudável.
Então é isso, beijos da Branca e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Branca Make-up - Por Chayene Martins
Layout desenvolvido por Daniela da Silva
Tecnologia do Blogger