29 julho 2015

Receitas Caseiras - Umectação com óleos naturais.



Oi gurias, tudo bom?

     Já ouviram falar sobre a umectação capilar? Hoje eu venho falar tudo sobre esse tipo de nutrição e ainda ensinar a fazer.
     
  Mas afinal de contas, o que é umectação capilar?

     Umectação se trata da nutrição dos fios através de óleos, esses óleos repõem a gordura que os cabelos necessitam, fazendo com que eles fiquem saudáveis, fortes e brilhosos, acaba com o frizz e as pontas duplas

    Todo cabelo precisa ser nutrido, você pode estar fazendo essa nutrição de varias formas, mas o uso de óleos naturais em forma de umectação tem um poder muito grande, porque além de nutrir os fios ele penetra nos folículos pilosos agindo também por dentro, fazendo com que os fios cresçam mais rápidos, mais fortes e muito mais saudáveis.

     Para fazer a umectação você vai precisar de óleos naturais, ou seja, óleos que não contém silicone, derivados do petróleo, enfim, o óleo precisa ser 100% natural; Os mais recomendados são: óleo de rícino, de coco, de argan, de abacate, semente de uva, de amêndoas e azeite de oliva extra virgem.

     Para saber se o óleo é realmente 100% natural verifique o seu rótulo ou dê preferência para comprar em lojas de produtos naturais. 
   
   Então vamos ao passo a passo ?

  1. Separe os óleos que irá usar, podendo ser apenas um ou vários;
  2. Misture os óleos em um recipiente, colocando a quantidade que acha que será o suficiente para aplicar no seu couro cabeludo todo, no comprimento e pontas dos cabelos;
  3. Com o cabelo seco, não precisa necessariamente estar limpo, comece aplicando o óleo no couro cabeludo fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageie bem;
  4. Certifique-se que o couro cabeludo está todo umedecido pelo óleo e em seguida passe para o comprimento e pontas:
  5. Coloque uma quantidade pequena do óleo na palma das mãos e vá aplicando nos fios, enluvando bem, lembrando que os fios não precisam ficar tão molhados quanto o couro cabeludo.
  6. Logo após, com uma escova raquete, vá escovando o cabelo com calma, da forma que foi ensinado no post sobre pentear os cabelos, se ainda não leu esse post clique aqui;
  7. Deixe agir durante 2 horas ou aplique antes de dormir e deixe agindo durante a noite, enxague com shampoo, com preferência aos que não contém sulfato, aplique uma máscara de hidratação de sua escolha e está pronto. Fácil não?
Dúvidas Frequentes
    
A umectação deixa os cabelos oleosos?

Não deixa pelo fato dele penetrar e não grudar, mas claro que a forma como se lava o cabelo após a umectação efluência muito, lave quantas vezes for necessário até o excesso do óleo sair todo do cabelo, outra coisa que efluência muito é o óleo usado, tem uns que são mais consistentes como o rícino, e por conta disso demoram mais a sair do cabelo, nessa caso é recomendado misturar com um óleo mais fino para facilitar o enxague.

Pessoas de cabelo oleosos podem fazer a umectação?

Sim, porque todos os cabelos necessitam de nutrição, até mesmo os oleosos, o fato do cabelo ser oleoso não significa que ele esteja nutrido.

Posso fazer a umectação de quanto em quanto tempo?

Toda semana, mas também poder ser feito de 15 em 15 dias ou uma vez por mês, contanto que faça outro tipo de nutrição nesse meio tempo.

Por que não devo usar óleos que não são naturais?

Os óleos naturais são indicados para o cabelo já que eles não nutritivos e conseguem penetrar no cabelo, repondo assim os nutrientes que o cabelo necessita, já os outros óleos na sua maioria contém silicone e derivados do petróleo que grudam no cabelo e fazem uma camada superficial, dessa forma evita a perda de água do fio, o que é bom, mantém o cabelo hidratado, mas fora isso não tem mais nenhum outro benefício para o cabelo, fora que ao grudar no cabelo ele impede que outros nutrientes penetrem no fio, por isso não são indicados para a umectação.

Por que devo dar preferência ao shampoo que não contém sulfato após a umectação?

Os shampoos que contém sulfato além de retirar as sujeiras que grudam no fio retiram também os nutrientes ali existentes, ou seja, limpam mais que o necessário, já os que não contém o sulfato conseguem limpar o fio sem tirar os nutrientes dele, por isso é indicado esse tipo de shampoo, porque dessa forma você mantém os nutrientes dos óleos no cabelo.

       Bom agora que você já sabe tudo sobre a umectação capilar tenho certeza que vai incluir ela no seu cronograma capilar, ainda não conhece o cronograma? então clique aqui para ver o post que fiz sobre ele.

       Espero que tenham gostado dessa receita caseira e que eu tenha tirado todas as dúvidas de vocês, mas se caso ainda tenham algo que queiram saber sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários que irei responder com o maior prazer.


Então é isso, beijos da Branca e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Branca Make-up - Por Chayene Martins
Layout desenvolvido por Daniela da Silva
Tecnologia do Blogger